Ludoteca
O Projeto Ludoteca nasceu da necessidade de elaborar e desenvolver materiais lúdico-pedagógicos, com ênfase na educação de Línguas Portuguesa e Inglesa, para serem utilizados por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais, municipais e/ou particulares. A Ludoteca vem sendo desenvolvida pelo curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês da Faculdade de Tecnologias e Ciências – EaD, no ano de 2011. Durante a realização deste Projeto, sentiu-se a necessidade de desenvolver alguns conceitos e de elaborar seus conteúdos e sua metodologia de forma mais apropriada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Segundo Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde o seu início. O brincar é, portanto, uma atividade natural espontânea e necessária para a criança, constituindo-se, com isso, uma peça importantíssima na sua formação. A mesma autora ressalta ainda que:
(...) devemos “olhar” o brinquedo com um fator de extrema relevância no desenvolvimento infantil. O brincar é um direito da criança, e este é reconhecido em declarações, convenções e leis, como nos mostram a Convenção sobre Direitos da criança de 1989, adotada pela Assembléia das Nações Unidas, a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. (SANTOS, 1995, p.4-5)
A palavra 'ludo', pertence ao vocabulário do jogo na Língua Portuguesa, pois se pode atribuir a mesma o sinônimo de 'brinquedo', e, a sua variação no adjetivo 'lúdico' serve para qualificar o ambiente no qual se desencadeiam os jogos. A origem destas palavras é latina, provém de “ludos”, que designa as atividades organizadas segundo regras, que conhecemos atualmente como jogo. No latim, a variação de ludus em in-lusio significa 'estar na ilusão', enquanto in-ludere indica 'estar em jogo', em ambos os casos referem-se da mesma maneira à