TOTVS
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Março 2011
UNIDERP – UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA REGIÃO DO PANTANAL
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
CAMPO GRANDE – MS
Março 2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a visão geral de onde se baseia a alma da contabilidade, mostrando os sete princípios que criaram no Brasil para guiar a contabilidade, explicando cada um deles.
Explicando também um pouco do objetivo de se ter uma contabilidade, vindo de uma necessidade que o ser humano tem de saber o que tem e o que perdeu e o que vem a ganhar.
Princípios da Contabilidade
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.
A Contabilidade Mundial estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postulados princípios e convenções.
Postulado é uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita à verificação. Determina o campo onde a contabilidade deve atuar.
São 02 princípios Postulados Mundiais: Entidade Contábil e Continuidade.
A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29 de Dezembro de 1993, publicada no D.O.U. de 31 de Dezembro de 1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses princípios representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o