totvs
GR02177 – Química e Ciência dos Materiais – 2º Semestre de 2013
Prof. Rosana Zanetti Baú
PRÁTICA 1 – 09/09/2013
Análise do comportamento de algumas substâncias frente ao aquecimento
1. OBJETIVOS
Determinar o ponto de fusão de alguns compostos.
Verificar a sublimação e a ressublimação do iodo.
Confecção de gráficos de temperatura versus tempo do aquecimento da água destilada e do resfriamento da água com sal.
2. LEITURA RECOMENDADA
Mudanças de estado físico.
Gráficos de aquecimento e de resfriamento.
Comportamento das substâncias puras durante a mudança de estado físico.
Relacionar o estado físico com forças intermoleculares.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.1. As mudanças de estado físico e seus gráficos.
Uma diferença importante entre substância pura e mistura é o comportamento no aquecimento, a pressão constante. Ao aquecermos ou resfriarmos um material desconhecido, podemos dizer se o mesmo é ou não é uma substância pura, verificando seu comportamento.
Quando uma substância pura muda de estado físico, a temperatura se mantém constante, desde o início até o fim da mudança de estado. Aquecendo gelo, à medida que decorre o tempo, a temperatura vai variando de acordo com o gráfico ao lado:
Verificamos, assim, que o aquecimento (ou resfriamento) de uma substância pura apresenta 2 patamares (PF e PE constantes).
Para uma mistura, a temperatura não se mantém constante do início ao fim da mudança de estado. Verifica-se que o ponto de solidificação de um líquido abaixa quando se dissolve uma substância no mesmo, e que o ponto de ebulição do líquido aumenta quando nele se dissolve uma substância. As partículas dispersas na água dificultam a formação do cristal de gelo. Pela mesma razão, as partículas dispersas na água dificultam a passagem da água do estado líquido para o gasoso. Portanto, uma mistura comum apresenta ponto de fusão e ponto de ebulição variáveis.
Há