Tecnologia
2.1 – A NECESCIDADE DAS ARMAS
As tecnologias militares têm a ver com a necessidade do homem de defender-se, impor sua superioridade e poder de dominação sobre outras nações[8], ou mesmo, sobre sua própria população. Estas tecnologias são pesquisas voltadas para produção e desenvolvimento de armas, classificadas em: armas convencionais, nucleares. Biológicas, químicas e por últimos, as armas eletrônicas e espaciais.
Com o surgimento do homem, veio a necessidade de defender-se, primeiramente, do meio hostil em que vivia depois de outros grupos e assim por diante ate as dias atuais, e onde teve início a evolução das técnicas e armamentos empregados, conforme cita no site eletrônico (wikipedia):
Os processos mais antigos, ais como a arte rupreste[9] e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e “crus” em produtos úteis.
Sempre foi de suma importância à evolução militar: “A tecnologia militar é a locomotiva do mundo”, na definição de Roberto Godoy, (1998). O grande salto tecnológico que praticamente revolucionou toda uma concepção de utilização de armamentos foi sem duvida a descoberta da pólvora no século IX na China[10], que espalhou com mais rapidez a morte nos campos de batalhas nas varias guerras que sucederam-se uma após outra, através de artefatos dos mais variados tipos, todos com o intuito de matar mo maior numero possível de seres humanos.
Temos, hoje, várias tecnologias militares empregadas nos mais diversos ramos da sociedade civil, como por exemplo, a supressão de ruídos utilizada nos submarinos militares e que é hoje usada em elevadores, o desenvolvimento da bomba nuclear na década de quarenta, durante a segunda guerra e com isso proporcionou o domínio da tecnologia para produção de energia elétrica, dentre tantas outras que surgiram especificamente para atender as necessidades militares e que estão hoje