Torre de tv- df
Torre de TV
Jessica Rocha Brasília, 06 de maio de 2013 História da Torre de TV
A Torre de TV é um monumento criado e projetado por Lúcio Costa. Sua obra foi iniciada em 1965, mas sua inauguração foi em 1967. Construída para melhorar a qualidade de transmissão de sinais de rádio e de televisão da época. Toda feita de aço, pesa 370 toneladas e tem 224 metros de altura. É a 13.ª maior torre do mundo e a 4.ª maior da América Latina. Ao sul, localiza-se a Esplanada, à esquerda, a Asa Norte e, à direita, a Asa Sul.
Consiste em uma plataforma de setenta e cinco metros, encontra-se o mirante, em que visitantes podem ver paisagens maravilhosas da cidade e uma visão de 360º de Brasília, com destaque para a Esplanada dos Ministérios, para o Eixo Monumental e para a Plataforma Rodoviária.
Ele funciona desde abril de 1965, quando a torre só tinha 140 metros de altura. Tem capacidade para 150 pessoas, feita sobre uma base em forma de pirâmide deitada que representa o triângulo das comunicações e o Tríplice Poder.
Possui uma feira fixa, disponível ao público de terça a domingo, de 8 às 20 horas e de 14 até 20 horas nas segundas. Possui bancas vendendo artesanatos indígenas, trabalhos manuais, móveis, roupas, sapatos, brinquedos e comidas típicas brasileiras, principalmente nordestinas. No primeiro andar funciona o Museu das Gemas, onde o visitante pode conhecer um pouco mais sobre pedras preciosas.
A Torre de TV é um monumento marcante em Brasília, não apenas por ser um dos monumentos mais visitados por turistas, mas também por ser um símbolo para os brasilienses de lembranças e experiências memoráveis, por mostrar cultura e diversão, principalmente, para o Distrito Federal.
http://www.educacional.com.br/especiais/brasilia/torredetv.asp