pontos turisticos do brasil
Congresso Nacional
Definido pelo arquiteto Oscar Niemeyer como uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia, o Congresso Nacional é uma das obras mais bonitas de Brasília. É composto por duas cúpulas. A maior, convexa, é sede da Câmara dos Deputados, e a menor abriga o Senado Federal. Entre elas estão duas torres de 100 m de altura onde estão gabinetes de parlamentares.
A visita pode ser feita todos os dias da semana, acompanhada por guias que mostram o Salão Negro, o Salão Verde, plenários da Câmara e do Senado e as galerias. O Congresso ainda possui obras de arte de importantes artistas como Di Cavalcante, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.
Localização: Praça do Três Poderes Memorial JK
Restos mortais de JK estão no memorial
A história de Brasília se confunde com a do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Por isso, um espaço foi construído para homenagear o responsável pelo projeto de construção da Capital Federal. No Memorial estão os restos mortais de JK, depositados em um mausoléu de mármore negro. Faz parte do acervo uma biblioteca com mais de 3 mil volumes, que pertenciam ao ex-presidente, além de objetos pessoais. Entre eles documentos e roupas de gala usadas durante o mandato na Presidência. Medalhas, moedas, condecorações, trechos de discursos estão expostos nos dois andares do prédio projetado por Oscar Niemeyer.
Localização: Eixo Monumental
Palácio do Buriti
O Palácio do Buriti é a sede do Governo do Distrito Federal e foi Palácio do Buriti é sede do governo do DF projetado pelo arquiteto Nauru Jorge Esteves, integrante da equipe de Oscar Niemeyer. Recebeu o nome em referência à planta símbolo da cidade e típica do cerrado. Em frente ao prédio está uma réplica da Loba Romana (que segundo a mitologia romana, teria amamentado Rômulo, o fundador da capital italiana, e seu irmão gêmeo, Remo). O presente foi oferecido pelo governo Italiano ao Brasil