Enfermagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÙDE
PRÁTICA NÚMERO 11
DISCIPLINA: CURSOS: ASSUNTO:
Microbiologia e Imunologia Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem Técnicas de semeadura
1. OBJETIVOS DE APRENDIGAZEM
Ao final da aula prática o aluno deverá ser capaz de: - Semear espécimes clínicos em placas de cultivo e identificar as colônias após crescimento.
2. INTRODUÇÃO
Os meios de cultivo, também chamados meios de cultura, são complexos que se destinam ao cultivo artificial de microrganismos. As técnicas de semeadura permitem que o cultivo destes microrganismos nos meios de cultura seja eficiente e que as seguintes finalidades sejam atingidas: Crescimento bacteriano; Isolamento bacteriano; Estudo da morfologia colonial; Pesquisa de patogenicidade; Pesquisa das características bioquímicas.
Os meios de cultivo devem conter as substâncias exigidas pelas bactérias para o seu crescimento e multiplicação. Para que possam fazer a síntese de sua própria matéria nutritiva devem dispor de fontes de carbono (proteínas, açúcares), fontes de nitrogênio (peptonas) e fontes de energia. São também necessários alguns sais inorgânicos, vitaminas e outras substâncias favorecedoras do crescimento. Classificação dos meios de cultivo: - Quanto à consistência: Meios líquidos: são aqueles em que os nutrientes estão dissolvidos em uma solução aquosa. O crescimento bacteriano nesse meio muda seu aspecto, ou seja, o meio sofre uma turvação; Meios semi-sólidos: são aqueles que possuem na sua composição, além dos nutrientes, uma pequena porcentagem de um polissacarídeo proveniente de algas marinhas, chamado Agar. São geralmente utilizados em tubos e a partir desse tipo de cultura é possível observar a motilidade bacteriana;
ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÙDE
PRÁTICA NÚMERO 11
Meios sólidos: são aqueles que possuem uma porcentagem maior de Agar (cerca de 15 g/litro de água destilada), além dos nutrientes.