Tornozelo e pé
O pé possui funções importantes como suportar o peso e servir como alavanca para impulsionar o corpo. A construção do pé com vários ossos e articulações, permite a adaptação do pé aos tipos de superfícies, além de aumentar sua ação propulsora.
Osteologia
As extremidades distais da tíbia e da fíbula formam a face superior do tornozelo, os ossos do pé humano são compostos de 26 ossos distribuídos em sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cubóide e os três cuneiformes); cincos ossos do metatarso; 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas).
Tálus – articula-se com a face interior da tíbia e as, porções articulares dos maléolos (lateral e medial – faces articulares), constituindo a articulação talocrural (tornozelo). O tálus repousa sobre o calcaneo. É dividido em três principais porções: tróclea( face articular para o tornozelo), colo(região estreita) e a cabeça (porção que se articula com o navicular).
Calcâneo – é o maior osso do tarso. Recebe toda carga proveniente do corpo, articula-se com os ossos talus, navicular e cubóide. Recebe a inserção do músculo tríceps sural.
Osso cubóide – articula-se com o calcâneo, navicular e com a base do IVo e Vo metatarsais.
Osso navicular – articula-se com a cabeça do tálus, cubóide e os três cuneiformes.
Ossos cuneiformes – são nomeados no sentido tranversal, sendo, cuneiforme medial, intermédio e lateral. Se articula-se com o osso navicular e com base no Io, IIo e IIIo metatarsais.
Ossos metatarsais – em número cinco ossos, nomeados de medial para lateral (desta forma o Io está no Hálux). São ossos longo e podemos identificar três regiões: base, corpo e cabeça. A base dos ossos metatarsais se articulam-se com os ossos tarsais. A base do Io metatarso se articula com o cuneiforme medial, a base do IIo metatarso se articula com o cuneifome intermédio, a base do IIIo metatarso se articula com o cuneifome lateral, e as bases do IVo e Vo metatarsais