Torno
Usinagem é um termo que abrange processos de fabricação por geração de superfícies por meio de remoção de material, conferindo dimensão e forma à peça. As operações de usinagem dividem-se em processos de usinagem convencional e não-convencional (jato abrasivo, plasma, laser, ultra-som, eletro erosão, feixe de elétrons, etc.). Dentre os processos de usinagem convencional se destacam, devido ao uso mais amplamente difundido, o torneamento, o fresamento e a furação.
O que é torno
Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 6 castanhas ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas
História do torno
O torno mecânico é a máquina ferramenta mais antiga e dele derivaram todas as outras inventadas pelo homem. Os primeiros tipos de tornos que se tem relatos foram usados em antigas civilizações, como egípcios, assírios e romanos, que já utilizam antigos tornos para fabricar objetos de formas redondas, como rodas, bombas d’agua, cadeiras, utensílios domésticos e etc.
Tipos de torno
Torno de Arco – Usado no antigo império romano (inserir o vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=wEXBU1XwBJs http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wnv0DAR_gWA
Torno de vara – Usado na idade média até o século XIX (inserir vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=XEibt31OlCA Nesse sistema de torno a peça a ser trabalhada era amarrada com uma corda presa numa vara sobre a cabeça do artesão e sua outra extremidade era amarrada a um pedal. O pedal quando pressionado puxava a corda fazendo a peça girar, a vara por sua vez fazia o retorno.
Torno de fuso - usado a partir de 1600 – inserir vídeo