torno
APRESENTAÇÃO
No desenvolvimento histórico das Maquinas Ferramentas de usinagem, sempre procurou-se soluções que permitissem aumentar a produtividade com qualidade superior a minimização dos desgastes físicos na operação das máquinas. Muitas soluções surgiram, mas até recentemente, nenhuma oferecia a flexibilidade necessária para o uso de uma mesma máquina na usinagem de peças com diferentes configurações e em lotes reduzidos.
Um exemplo desta situação é o caso do Torno. A evolução do Torno Universal levou à criação do Torno Revolver, do Torno Copiador e Torno Automático, com programação elétrica ou mecânica, com emprego de "CAMES", etc... Em paralelo ao desenvolvimento da máquina, visando o aumento dos recursos produtivos, outros fatores colaborarão com sua evolução, que foi o desenvolvimento das ferramentas, desde as de aço rápido, metal duro às modernas ferramentas com insertos de cerâmica. As condições de corte impostas pelas novas ferramentas exigiram das máquinas novos conceitos de projetos, que permitissem a usinagem com rigidez e dentro destes, novos parâmetros. Então, com a descoberta e, conseqüente aplicação do Comando Numérico à Maquina Ferramenta de
Usinagem, esta preencheu as lacunas existentes nos sistemas de trabalho com peças complexas, reunindo as características de várias destas Maquinas.
HISTÓRICO
Em 1950, já dizia-se em voz corrente, que a cibernética revolucionaria, completamente, as Máquinas Ferramentas de Usinagem, mas não se sabia exatamente como. Houve tendências iniciais de aplicar o computador para comando de maquinas, o que, de certa forma, retardou o aparecimento do CN. Somente quando este caminho foi abandonado por ordem econômica, principalmente, abriu-se para a pesquisa e o desenvolvimento do que seria "Comando Numérico".
No conceito "Comando Numérico", devemos entender "numérico”, como significando por meio ou através