torno
Esta apostila tem como objetivo facilitar o aprendizado do aluno dos diversos métodos dos processos de torneamento.
Estes processos consistem na usinagem com remoção de cavaco onde um material em bruto é transformado retirando-se o sobremetal de sua superfície com a finalidade de se obter formas cilíndricas definidas com precisão.
Neste processo a peça gira em torno do eixo principal da máquina e a ferramenta desloca-se numa trajetória no mesmo plano do eixo.
O torneamento é normalmente executado com ferramenta monocortante podendo também ser executado com ferramentas multicortantes como brocas, alargadores e fresas, portanto é necessário conhecer o processo metódico, principalmente se for efetuado em máquinas convencionais.
Tipos de Tornos
Torno mecânico horizontal
É um tipo de torno que, embora possua grande versatilidade, não oferece grandes possibilidades de fabricação em série, devido à dificuldade que apresenta com as mudanças de ferramentas. 1
Torno revolver
A características fundamental do torno revolver é o emprego de várias ferramentas, convenientemente dispostas e preparadas, para executar as operações de forma ordenada e sucessiva.
As ferramentas adicionais são fixadas no dispositivo chamado torre revólver. Essas ferramentas devem ser montadas da forma seqüencial mais racional para que se alcance o objetivo visado.
A torre normalmente é hexagonal, podendo receber até 6 ferramentas, porém, se for necessário um maior número, a troca se processa de forma rápida.2
Torno de placa ou platô
O torno de placa ou platô é amplamente utilizado nas empresas que executam trabalhos de mecânica e caldeiraria pesada.
Executa torneamento de peças de grande diâmetro, como polias, volantes, flanges, etc.
Torno vertical3
Esse tipo de torno possui o eixo de rotação vertical, e é empregado no torneamento de peças de grande dimensão, como