torno
Torno mecânico (do latim tornus, este do grego τόρνος, gire, vuelta) é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução.
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada.
1.1 Torno mecânico de Leonardo Da Vinci
Devido a essa “simples” invenção, possibilitou-se a criação de uma gama de equipamentos importantes para a área de Fabricação Mecânica, especialmente para a época. Para ilustrar isso, deve-se lembrar de que peças de equipamentos bélicos precisam ser fabricadas no torno mecânico, como parafusos, rodas, entre outras.Cabe ressaltar que ao pensar na mobilidade e tecnologia que foi atingida há quase 600 anos depois da existência de Leonardo da Vinci, grande parte do aparato que possibilitou isso passa pela invenção do século XV. Desde uma bicicleta até um carro de luxo, muitas são as peças que são concebidas pela usinagem em um torno, e a concepção das mesmas não seria possível de outra forma. Os tornos mecânicos atuais tiveram um desenvolvimento notório desde sua concepção. Hoje, ao contrário do projeto original, que era formado por um grande disco movido por um pedal, a rotação se deve a motores elétricos que fornecem uma velocidade de rotação maior, possibilitando a usinagem de materiais mais resistentes.
2 Desempenho do torno
Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina,retífica ou furadeira.
2.1 funcionamento
Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Eles são:
A) Movimento de corte
É o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.
B) Movimento de avanço
É o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da