Torno mecanico
Denomina-se torno mecânico, uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar (presa em um cabeçote ou fixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas. Utiliza uma placa de três castanhas se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas se o perfil for retangular.
II. TIPO E CLASSIFICAÇÃO DOS TORNOS
Torno CNC: O processo de usinagem é feita por Comandos Numéricos Computadorizados (CNC) através de coordenadas X (Vertical) e Z (Longitudinal). A vantagem é o acabamento e o tempo de produção.
Torno Revolver: Torno simples com o qual é possível executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas. Ex: Buchas.
Torno Vertical: São apropriados para usinagem de peças que, além de grande diâmetro, também apresentam altura relativamente baixa. Ex: Indústrias de válvulas, bombas, pneumáticas, motores.
Torno de Placa: Os tornos de placa são empregados para tornear peças curtas e de grande diâmetro. Ex: Polias, volantes, rodas, etc.
Torno Copiador: Os tornos copiadores permitem obter peças com formas de sólidos de revolução de perfil qualquer. Para poder realizar estes trabalhos é necessário que a ferramenta esteja animada de 2 movimentos simultâneos: um de translação longitudinal e outro de translação transversal, em relação a peça que se trabalha.
Torno de Produção: Os tornos de produção (de corte múltiplo) são aqueles que, para atender a necessidade de produção, aumentando a quantidade de peças e diminuindo o custo da produção, são provida de 2 carros, um anterior com movimento longitudinal, e outro posterior com movimento transversal, que trabalham simultaneamente com avanço automático. Os dois carros são providos de porta-ferramenta.
Torno Semi-Automático: