TORAH
Apesar de ser a única fonte disponível para o estudo do direito Hebraico, o Torah é originalmente um livro de relatos históricos. Em alguns trechos encontramos especificamente os códigos de leis e fundamentos principalmente no livro Êxodo e em alguns trechos de Deuteronômio.
TORAH - A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus a Moises, há passagens nela que foram escritos pelo o próprio dedo de Deus. Fazem parte da Torá: Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio.
A Torah é a pedra angular da religião judaica e de direito. Os pergaminhos são considerados mais santos e são amados pelo piedoso; cada sinagoga mantém várias páginas, cada uma das quais pode ser protegido por uma cobertura de tecido rico e decorado com prata ornamentos.
A palavra Torah deriva da palavra hebraica Yarah, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação. Assim, podemos afirmar que a palavra Torah fala da INSTRUÇÃO e ENSINO de Deus ao seu povo, que deve ser recebida e praticada por cada um de nós DEPOIS que somos salvos.
Alguns trechos da Torah:
“Roubo punido por compensação à vítima”
"Você não é obrigado a devolver um escravo ao seu dono se ele foge do dono dele para você."
"Pais não devem ser condenados à morte por conta dos filhos, e os filhos não devem ser condenados à morte por conta dos pais."
“Você não deve tratar o inferior com parcialidade, e não deve preferenciar o superior”.
O princípio predominante da lei era a teocracia. O próprio Senhor era considerado como Rei; as leis foram por Ele dadas; o tabernáculo (e depois templo) era considerado como Sua habitação. Nela Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e leis que teriam sido dadas a Moisés