Topografica
Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos, definindo a sua situação e localização na terra. É um instrumento fundamental para a implantação de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações, movimentos de terras, dentre outros.
Neste trabalho apresentaremos os procedimentos e equipamentos utilizados para a realização de um levantamento geométrico composto. Primeiramente, definiremos o que vem a ser um nivelamento geométrico composto.
São dois os tipos de nivelamento geométrico: o composto e o simples. Neste tipo de nivelamento os dados são colhidos através de viradas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência, para determinar os desníveis.
Nivelamento geométrico composto: Recebe esse nome porque se trata de uma decomposição do trecho a ser nivelado em trechos menores, e realiza-se uma sucessão de nivelamentos geométricos simples. Muito utilizado em terrenos com desníveis acentuados e trechos extensos.
O nivelamento realizado em campo tratava de uma poligonal aberta. Fizemos o nivelamento no sentido oeste-leste, até o ponto final, e retornamos fazendo o contranivelamento até o ponto inicial.
INSTRUMENTOS UTILIZADOS
NÍVEL:
Instrumento utilizado para determinação de níveis horizontais.
Principais componentes:
- Luneta
- Ocular com fios do retículo e estadimédicos
- Nível de bolha (circular tubular e bolha bipartida).
- Parafuso micrométrico e de focalização
TRIPÉ:
Suporte, geralmente de alumínio, onde se apoia o nível.
MIRA:
São réguas graduadas, de madeira ou alumínio, que são colocadas verticalmente nos pontos a nivelar e nas quais se mede a interseção do plano horizontal traçado pelo nível.
TRENA:
Instrumento utilizado para medir a distância de um ponto