Regras Topograficas
Introdução
A Topografia é a ciência que descreve geometricamente um determinado local. A operação de escolha da informação necessária para a elaboração de um projeto, uma planta ou carta topográfica de determinada região é designada por “levantamento topográfico”.
Topografia é a base para diversos trabalhos de engenharia, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno é importante. E ela está presente do inicio ao fim da obra, como na etapa de planejamento e projeto, fornecendo informações sobre o terreno; na execução e acompanhamento da obra, realizando locações e fazendo verificações métricas; e finalmente no monitoramento da obra após a sua execução, para determinar, por exemplo, deslocamentos de estruturas.
Regras topográficas: objetivo
As condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter:
a) conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;
b) informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos;
c) informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos;
d) informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.
As condições exigíveis para a execução de um levantamento topográfico devem compatibilizar medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros, selecionando métodos, processos e instrumentos para a obtenção de resultados compatíveis com a destinação do levantamento, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites de segurança inerentes a esta destinação.
O trabalho tem como finalidade orientar as equipes que atuam diretamente na implantação de tal forma a minimizar os possíveis erros, reduzindo retrabalhos em campo e até mesmo nos escritórios.
Carta (ou mapa)
Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície