Topografia
2- Goniometria: É a parte da Goniologia que se encarrega da medição dos ângulos no campo da obra.
3- Declinação Magnética: Corresponde ao ângulo formado entre os dois meridianos, geográfico e magnético.
4- Trena: É o equipamento usado na medição entre os pontos, deve ficar em uma posição perpendicular a baliza. São graduados em múltiplos e submúltiplos do metro, com comprimento variado de 20m a 50m, ou mais.
5- Piquete: É um acessório de madeira na forma quadrada e pontiaguda que possui cerca de 15cm sendo que apenas 3cm permanecerá na superfície. Os piquetes são necessários para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido.
6- Estaca Testemunha: Utilizadas ao lado dos piquetes, tem a finalidade de facilitar a localização do piquete, deve ter em seu corpo o nº da ordem, devendo possuir 50cm para fora da superfície.
7- Baliza Topográfica: É uma acessório com cerca de 2m de forma circular com 4 gomos alternados em vermelho e branco, justamente para que seja facilmente visível a uma certa distância. É mantido na posição vertical para manter o alinhamento na hora da medição dos pontos, na sua extremidade inferior possui um ponteiro que facilita sua fixação no terreno. Desta forma é considerado um acessório indispensável.
8- Bússola: Consiste essencialmente em uma agulha magnetizada, livremente suportada no centro de um círculo horizontal graduado, também conhecido como limbo. Sua finalidade é a orientação do alinhamento em relação ao Norte.
9- Planta Topográfica: É o desenho, em uma determinada escala, de um trecho da superfície da terra em estudo, com todos os seus detalhes. Essa Planta Topográfica, nada mais é, que a imagem do terreno projetado em um plano horizontal, também chamado de Plano Topográfico.
10- Locação de Obras: Consiste na implantação de um projeto no terreno, de modo a determinar todos os referenciais