topografia
Geo significa “terra” e referenciar “tomar” como ponto de referência, localizar, situar, ou seja: georreferenciar é situar o imóvel rural no globo terrestre, é estabelecer um “endereço” para este imóvel na Terra, definindo o seu forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico, descrevendo os limites, características e confrontações do mesmo, através de memorial descritivo que deve conter as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, (art.176,§ 4°,a lei 6.015/75, com redação dada pela lei 10.267/01).
Tem como principal objetivo a descrição dos limites e confrontações do Imóvel, através da coleta das Coordenadas de todos os Vértices (pontos de divisa) e Georreferenciando-os ao Sistema Geodésico Brasileiro -(S.G.B.), com precisão posicional fixada pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA. O georreferenciamento é usado para descrever de forma fiel o imóvel rural ou urbano delimitando seus limites, as confrontações e o levantamento das coordenadas através dos vértices que definem o imóvel.
Desenvolvimento
Georreferenciamento rural e urbano
Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais são técnicas aprimoradas que consiste em tornar as coordenadas conhecidas num dado sistema de referência adotado pelo país. Tem sido muito difundida nos dias atuais, devido à necessidade de se obter delimitação real de uma determinada área sem correr os riscos de sobreposição desta. Georreferenciamento é um processo de levantamento do perímetro dos imóveis, obrigatório para a identificação e localização da propriedade rural, assinado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica - ART feito com equipamentos GPS de altíssima precisão, contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais e urbanos, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro (SBG)