TOPOGRAFIA
Teodolito – O teodolito é um instrumento ótico utilizado para medir ângulos, tanto horizontais como verticais, em medidas diretas e indiretas de distâncias. É utilizado na topografia, navegação e em meteorologia; funciona com uma óptica (por vezes duas), montada num tripé, com indicadores de nível, permitindo uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical; mede distâncias relativas entre pontos determinados, em escala métrica decimal (múltiplos e sub-múltiplos).
Estação total ou Taqueômetro- é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento. A estação total é capaz de armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados.
Distanciômetro- Um distanciômetro ou distanciómetro é um instrumento destinado a medir distâncias inclinadas. Deve ser acoplado a um teodolito para possibilitar a medição do ângulo vertical para calcular a distância horizontal e a distância vertical. Muito utilizado por profissionais da área da geomensura e da topografia.
GPS- Para sondar e demarcar o solo de maneira precisa. Estas atividades envolvem a demarcação de fronteiras, bem como a definição dos usos ambientais da área. O principal uso do GPS na topografia é na elaboração de plantas topográficas georreferenciadas, onde as plantas são “amarradas” ao globo terrestre e há a diferenciação dos locais das plantas, ou seja, não há como colocar uma planta sobre a outra.
Mira- É um instrumento utilizado para elevar o ponto topográfico com objetivo de torná-lo visível e necessário nas operações de nivelamento geométrico é um instrumento utilizado pelo topógrafo. É utilizado para manter o alinhamento, na medição dos