Topografia
Definições gerais
Mapas ou Cartas
Chama-se mapa, ou carta, a uma qualquer figuração plana da superfície da terra, na qual são representadas as posições relativas dos vários objectos, numa determinada escala e numa determinada projeção cartográfica.
A palavra mapa teve origem na Idade Média e era empregue para designar somente as representações terrestres. A partir do séc. XIV, os mapas marítimos passaram a ser conhecidos por cartas (por exemplo, as Cartas de Marear portuguesas), designação essa que posteriormente se estendeu a outros tipos de representações cartográficas. Em Portugal, o termo carta é utilizado presentemente para designar qualquer tipo de mapa independentemente da sua especificidade, pelo que este termo técnico é o mais usual na Topografia.
Atlas
Entende-se por atlas qualquer coleção de cartas reunidas num só volume, cobrindo uma área geográfica e um tema determinado.
Ortofotomapas
Os ortofotomapas, ou ortofotocartas, são representações construídas a partir de fotografias aéreas tomadas na vertical e retificadas de modo a assemelharem-se a uma projeção ortogonal do terreno sobre um plano, numa determinada escala.
Exemplo de ortofotomapa
Vantagens e desvantagens
Relativamente às cartas de traço, os ortofotomapas apresentam as seguintes vantagens e desvantagens:
Permitem levantar grandes extensões de terreno em menor espaço de tempo São mais baratas e fáceis de produzir São mais realistas Apresentam informação excessiva, o que prejudica a sua interpretação Não permitem obter informação sobre o relevo do terreno em zonas cobertas por vegetação Não permitem introduzir simbologia para demarcação de pormenores importantes do terreno, nem toponímia para identificação dos lugares, ruas, etc.
Vantagens
Desvantagens
Cartas-imagem
Trata-se de um formato cartográfico semelhante ao ortofotomapa mas no qual a fotografia