Topografia
A NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico define-o como o método de determinação de coordenadas topográficas de um terreno, amparado pela utilização de equipamentos próprios e de precisão conhecida e processos, para a obtenção de medidas de distâncias e ângulos, a fim de representar o mesmo planialtimétricamente com uma escala anteriormente definida. Logo para que seja possível executar esse tipo de serviço deve-se atentar a fatores inerentes que cada implantação apresenta, assim como, atentar-se para a minimização de possíveis erros cometidos durante a obtenção e manipulação de dados, tanto no campo como no posto de análise.
DESENVOLVIMENTO
Para o levantamento topográfico de uma obra tem-se como necessário antes avaliar alguns fatores que irão nortear os trabalhos e definir através da analise de algumas características locais, montar o portfólio de necessidades e ações a serem desempenhadas para a execução do levantamento. As características da estrutura a ser implantada, a amplitude da obra, a forma do terreno são fatores preponderantes a serem avaliados. Todavia independentemente das peculiaridades da obra, se fazem necessários que sejam seguidas no mínimo quatros etapas básicas no processo de levantamento de topográfico, das quais serão, a seguir, apresentadas.
Levantamento Preliminar – estudo topografico prévio da área a ser implantada a obra.
Levantamento para o Projeto – é o estudo que dispões de informações e dados mais concretos, destinados ao desenvolvimento do projeto.
Levantamento de Controle – confirmação e conferencia de dados destinados a locação da obra, mas com uma riqueza de detalhes e maior precisão.
Locação da Obra – marcação física dos pontos destinados a subsidiar o início da obra.
Quanto aos erros topográficos inerentes a execução de um levantamento observa-se que a variedade de métodos empregados na coleta de dados, tipos e precisões dos equipamentos utilizados, falha na interpretação dos dados podem se