Topografia
GENERALIDADES:
Histórico:
Desde sua criação o homem sempre teve interesse em conhecer a área em sua volta, neste contexto, pode-se considerar o interesse em conhecer a Terra. No início, importava apenas a proximidade de sua moradia, pois era necessário o conhecimento de onde se encontrava o alimento (caça) e a água, posteriormente vieram as conquistas de territórios e as batalhas por dominação fazendo com que a necessidade de posicionamento tivesse que ser mais bem explorada.
Início da Representação Gráfica da superfície da terra: Consta nos anais da história que a 3500 AC., Mesopotâmios, na necessidade de cultivos nos terraços dos rios Nilo, Tigre e Eufrates, efetuavam a divisão de talhões para demarcar divisas.
A partir destes fatos iniciou-se a revolução do conhecimento sobre o posicionamento relativo, fazendo com que o homem não se preocupasse apenas em entender pequenas porções da superfície, ou seja, a Topografia, mas sim a forma e dimensões da Terra, surgindo o termo Geodésia.
Os grandes precursores destas ciências foram os pensadores, filósofos e físicos da idade antiga.
Fatos que podem ilustrar estas grandes contribuições são:
1) Aristóteles (384-322 AC) introduziu os primeiros conceitos a respeito da força de gravidade terrestre e também apresentou argumentos positivos quanto a forma esférica da Terra sugerida por Pitágoras, tais conceitos diziam sobre:
Contorno circular da sombra projetada pela Terra nos eclipses da Lua;
Variação do aspecto do céu estrelado com a latitude;
Diferença de horário na observação de um mesmo eclipse para observadores situados em diferentes meridianos.
2) Eratóstenes (276-194 AC) introduziu os primeiros conceitos da inclinação do eixo de rotação terrestre. Devido a sua grande contribuição, ele e considerado como o Fundador da Geodésia.
3) Eratóstenes ainda realizou estudos mais objetivos observando num dia de solstício de verão que ao meio dia, o Sol iluminava o fundo de