Topografia
· Método por Irradiação: Este processo é utilizado para levantamento de pequenas áreas ou, principalmente como método auxiliar à Poligonção, e consiste em escolher um ponto conveniente para instalar o aparelho, podendo este ponto estar dentro ou fora do perímetro, tomando nota dos azimutes e distâncias entre a estação do teodolito e cada ponto visado.
Além de ser simples, rápido e fácil, ele tem a vantagem de poder ser associado a outros métodos (como o do caminhamento, por exemplo) como auxiliar na complementação do levantamento, dependendo somente dos cuidados do operador, já que não há controle dos erros que possam ter ocorrido. Devido a esses erros é aconselhável ao operador não abandonar imediatamente o ponto de origem, para verificar se todos os dados necessários foram levantados. A conferência pode ser feita através da soma dos ângulos em torno do ponto de origem que deverá dar 360º, como já sabemos. (CASTRO, 1998) Poligonal fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação de erro de fechamento angular e linear.
Poligonal aberta: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar. Não é possível determinar erros de fechamento, portanto devem-se tomar todos os cuidados necessários durante o levantamento de campo para vita-los. (GARRIDO)
EQUIPAMENTO / INSTRUMENTOS
TRENAS:
TRENA SIMPLES: Instrumento utilizado na medição de distâncias lineares horizontais ou verticais. Normalmente de fibra de vidro enrolada num carretel com 10, 20, 30 ou 50 metros.
TRENA ELETRÔNICA: Trena eletrônica utilizadas na medição de pequenas distâncias através de ondas ( raio lazer )
PIQUETES:
1. Permitem a materialização do ponto topográfico no terreno;
2. Fabricados de madeira roliça ou de seção quadrada com a superfície no topo plana;
3. Marcados na sua