Topografia
A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc. Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas. Não se deve confundir Topografia com Geodésia, pois enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções.
Geodésia:
É a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. A geodésia é, ao mesmo tempo, um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra , global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra.1
O termo geodésia também é usado em Matemática para a medição e o cálculo acima de superfícies curvas usando métodos semelhantes àqueles usados na superfície curva da terra.
Em Física, Geodésia é o nome da trajetória reta no espaço curvo, de corpos como a Terra. Isso acontece em função da gravidade.
Forma da Terra:
1ª Aproximação: Geóide = Nível médio dos mares prolongado através dos continentes, normal em cada ponto à direção da gravidade.
2ª Aproximação : Elipsóide de revolução = Superfície de referência sobre a qual se efetuam os cálculos geodésicos, cujo eixo menor coincide com o eixo de rotação.
Dimensões da Terra: parâmetros definidores do elipsóide
Semi-eixo maior ( a ) = 6.378.388 m
Semi-eixo menor (b ) = 6.356.912 m
Achatamento ( ) = a - b / a = 1/297
Equador: uma linha imaginaria que