OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DE PRODUÇÃO
A otimização de custos de produção/logísticos é muito utilizada para que as empresas alcancem seus objetivos.
A organização preocupa-se principalmente com as diversas restrições existentes, tanto a nível interno como externo, sendo a mais importante, dentre as existentes, a política de formação de preços, a fim de programar a produção de seus produtos e atender com eficiência o mercado.
Para que a empresa consiga atingir esse ponto ótimo ela tem que desenvolver seu próprio mecanismo de formação de custos, despesas, preços, remuneração do seu investimento, a fim de obter um modelo ideal que maximize o lucro. O estudo deve partir desde a programação da produção até a colocação do produto no mercado.
A otimização dos resultados constitui um fator de extrema importância, principalmente se considerarmos o alto grau de competitividade e exigência do mercado atual.
REFERÊNCIA
Revista Científica da Faculdade Lourenço Filho - v.6, n.1, 2009
Afonso Celso Pagano Frossard
Contador e Mestre em Contabilidade - FEA/USP
Professor da Faculdade Lourenço Filho
MAXIMIZAÇÃO DE MULTIPRODUTOS COM RESTRIÇÕES
Um Exemplo ilustrativo
Uma empresa produz e vende cinco produtos. Os preços, custos e despesas são:
Produto Preço de venda Custo e despesa variáveis
Produto Alfa 100,00 50,00
Produto Beta 200,00 100,00
Produto Delta 500,00 250,00
Produto Gama 1000,00 800,00
Produto Sigma 800,00 650,00
A partir deste mês a empresa formalizou um contrato de entrega de 1.000 produtos Alfa, projetando a venda máxima de mais 4.000 unidades do produto, para os meses seguintes. O produto Sigma é fabricado especialmente para atender o mercado fora do Estado e é vendido para um cliente específico, numa quantidade fixa de 120 unidades por mês. Os outros três produtos (Beta, Delta e Gama), têm grande procura, de modo que qualquer quantidade produzida é absorvida pelo mercado. O processamento de fabricação passa por