Topografia
MEDIDAS DE DISTÂNCIAS – INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS Dentro da Topografia existem a planimetria, onde o terreno descrito considerando apenas o plano horizontal e a altimetria que descreve as características referentes às cotas (distância vertical).
Fonte – Brandalize, M. C. B – Topografia
Na figura acima, DH representa a distância horizontal medida entre A e B e DV, a distância vertical (ou diferença de nível) entre A e B.
5.1. Medida Direta de Distâncias Quando utilizamos um instrumento para medir a distância sem a necessidade de cálculo algum. Primeiro devemos localizar os pontos de interesse com piquetes (pequenas estacas de madeira) com prego ou tacha em seu topo que podem vir acompanhado de estaca-testemunha que ajudam a visualizar o mesmo.
Piquete e estaca testemunha Fonte: Brandelize. M. C. B. Para efetuar as medidas, utilizamos balizas apoiadas nos piquetes para auxiliar nas medidas. A baliza deve estar centralizada e na vertical com auxílio de um nível de cantoneira.
Nível de cantoneira baliza verticalizada Fonte: Veiga, Zannetti e Faggion
Para efetuar medidas de distâncias podemos utilizar trenas, que podem ser de fibras ou de aço ou equipamentos especiais (teodolito óptico, teodolito eletrônico e estação total). As trenas possuem a seguinte precisão.
Fonte: Veiga, Zannetti e Faggion
Com as trenas devemos tomar o cuidado de manter a trena perfeitamente na horizontal e aplicar a tensão indicada pelo fabricante. Para distância menor que a extensão da trena, podemos fazer a medida em lance único.
Medida de distância horizontal Fonte: Veiga, Zannetti e Faggion Para grandes distâncias, podemos dividir a distância em vários lances.
Medida de distância horizontal em vários lances Fonte: Veiga, Zannetti e Faggion
Também existe a trena eletrônica que possibilita a medida por método direto. A trena eletrônica consiste num emissor e receptor de luz ou sinais que, ao tocar em uma