topografia
Estes são alguns dos instrumentos normalmente utilizados em levantamentos topográficos:
Fio de prumo
O prumo é um instrumento para detectar a vertical do lugar e elevar o ponto. Ele pode ser adaptado a um prisma ortogonal ou um tripé. Sua utilização é obrigatória na construção civil, uma vez que os traços providenciados pela engenharia passam por ângulos retos.
Teodolito
Equipamento (instrumento óptico de medida) onde se faz leituras angulares (medidas de ângulos) verticais e horizontais com precisão.
Nível topográfico ou nível ótico
Equipamento (instrumento que tem a finalidade de medição de desníveis) instalado entre pontos a nivelar e usado para a leitura de alturas sobre uma mira posicionada verticalmente sobre os pontos. Ele se usa junto com uma baliza.
Mira
Régua graduada de 0 a 4 m usada em nivelamento geométrico e que deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para leitura da altura entre o chão e o plano horizontal formado pela visada de nível ótico.
Estação total instrumento eletrónico que faz leituras angulares e de distâncias e as armazena internamente. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados.
A informação pode ser enviada do teodolito para um computador e um software aplicativo irá gerar um mapa da área estudada. Algumas estações totais também tem uma interface de GPS.
GNSS - sistemas de medição de distância a partir de sinais de satélites de uma ou dupla frequência das órbitas GPS, GLONASS ou Galileo.
Baliza topográfica - Bastão utilizado juntamente como uma bolha de