Topografia
O levantamento de um perfil é feito em 4 operações, distintas, no campo, a saber:
A- Marcação dos alinhamentos
B- Estaqueamento do perfil
C- Levantamento planimétrico do perfil
D- Nivelamento do estaqueamento
E- Desenho gráfico do perfil
Marcação dos alinhamentos
A marcação dos alinhamentos consiste em cavar balizar ou varas de mais ou menos de 2m de comprimento no ponto inicial (P0) e nos pontos de mudança de direção (vértices) do caminhamento concomitantemente, vai-se abrindo uma picada ao longo do caminhamento.
Estaqueamento do perfil
A primeira providencia a ser tomada é identificar os vértices da poligonal que formam o caminhamento. Para tanto, finca-se uma balisa nestes pontos para que os segmentos da caminhada fiquem definidos. Definidos os alinhamentos, o passo seguinte é estaqueá-los. Adota-se um dos critérios:
a) Colocar estacas apenas nos pontos de inflexão significativa do relevo, independente da distancia entre eles.
b) Colocar em distancias pré estabelecidas, a exemplo. De 10 em 10 m ou 20 em 20m (estacas inteiras) e estacas intermediarias as inteiras, nos pontos onde ocorram variações significativas do relevo, a exemplos da margem e fundo de cuesso d’agua, cume de elevação fundo de depressão.
Nivelamento de estaqueamento
A . Instrumental necessário
Nível ótico c/ tripé e mira topográfica
B. Pessoal necessário
Um topógrafo que segura a mira topográfica
C. Seja nivelar o estaqueamento do perfil mostrado na figura abaixo.
Para fazê-lo, é aconselhável seguir a seqüência de operação
1- Escolher ou implantar um ponto que sirva de RNL para o nivelamento.
2- Estacionar o nível em uma posição qualquer fora da linha do estaqueamento. É interessante que desta estação se consiga virar o maior numero possível de estacas.
3- Fazer ré no RNL, mandar o auxiliar arrumar a mira neste ponto e anotar a leitura do fio nivelador. Neste exemplo estamos que a estaca Po, funciona como RNL, o que não é aconselhável.
4-