Topografia i
CONCEITOS BÁSICOS
HISTÓRICO DA TOPOGRAFIA.
A topografia, cujo significado etimológico da palavra é “descrição do lugar”, estuda os instrumentos, métodos de operação no terreno, cálculos e desenhos necessários ao levantamento e representação gráfica do terreno.
Os egípcios, os gregos, os árabes e romanos, nos legaram instrumentos e processos que embora primitivos, serviram para descrever, delimitar e avaliar propriedades rurais com finalidades cadastrais na História da Topografia.
É uma ciência aplicada, baseada na Geometria e na Trigonometria, de âmbito restrito, pois é um capítulo da Geodésia, que tem como objeto o estudo da forma e dimensão da Terra.
Diferença entre Geodésia e Topografia: a Topografia é muitas vezes confundida com a Geodésia, pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 50km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a Topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia, a qual é uma ciência muito mais abrangente.
OBJETIVO E DEFINIÇÃO.
A topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensões e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura terrestre, dando a área e sua posição altimétrica.
De acordo com os trabalhos a Topografia divide-se em: - TOPOMETRIA abrange os levantamentos planimétricos e altimétricos. - TOPOLOGIA abrange a parte descritiva das formas exteriores da superfície da Terra e das leis a que deve obedecer a seu modelado. - TAQUEOMETRIA abrange os estudos que dão origem a plantas cotadas com curvas de níveis. - FOTOGRAMETRIA empregada em grandes extensões para determinar o relevo.