Topografia i
5.10.4 Método ortogonal
5.10.4.1 Conceito
O método ortogonal, é combinado com o método de alinhamento. Não ocorre a interseção de alinhamentos, mas sim, abrange os pontos a serem levantados por pequenos espaços retangulares em relação às linhas de referência de medição. Para se efetuar o enquadramento do ponto a ser medido com as linhas, emprega-se instrumentos munidos de prisma, chamado de esquadro de prisma ou prisma ortogonal.
O método ortogonal deve ser usado principalmente em levantamentos urbanos onde existe um grande número de pontos a medir ao longo das linhas de referência de medição ou de linhas auxiliares de medição. Os resultados das medições são registrados em um croqui de campo, durante as medições.
Figura 1: levantamentos pelo método ortogonal.
5.10.4.2 Instrumentos
Esquadro de prisma ou prisma ortogonal, balizas, suportes para balizas, trena, nível de cantoneira, piquetes, marreta, pregos, prancheta, formulários de croqui e/ou caderneta de campo, lápis, borracha, régua/gabarito, calculadora.
Figura 2 : modelos de esquadros de prisma ou prisma ortogonal.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA
UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TÉCNICO DE GEOMENSURA
5.10.4.3 Croqui
O croqui pode ser confeccionado parte antes do levantamento e complementado durante a execução do mesmo, ou confeccionado totalmente durante o levantamento. Para a anotação de caracteres alfa-numéricos no croqui, deve ser empregada a caligrafia técnica assim como o uso de sinais convencionados. O uso de um gabarito propicia um croqui de melhor qualidade embora o seu uso não seja obrigatório.
Figura 3: croqui de medição e sinais convencionados.
5.10.4.4 Anotações de campo
Todos os dados medidos em campo devem ser anotados diretamente no croqui,
Figura 4: medição e croqui com anotações.
5.10.4.5 Procedimentos
O método ortogonal consiste em tomar uma linha base