Topografia I
Instalar e nivelar corretamente o equipamento;
Focalizar e acertar o ponto de referência;
Mensurar a altura da edificação a partir de um ângulo formado e sua distância;
Conhecer de forma prática a Topografia.
2. Programa (Roteiro)
Chegada a instituição às 08:15h;
Início das Atividades às 09:05;
Término das Atividades às 11:10;
Local: Faculdade Pitágoras de São Luís.
3. Desenvolvimento
Foi utilizado o equipamento topográfico estação total juntamente com um tripé metálico e uma trena. A estação total, usamos para medir a abertura de ângulo entre o equipamento (estação total) e o edifício, o tripé metálico foi usado para estacionar a estação total e a trena para medir a distância entre a estação e o edifício e a altura da estação.
a) Etapas:
Quando falamos em estacionar o equipamento significa que o mesmo deva estar nivelado e centrado sobre um ponto topográfico, ponto esse determinado por nós. Após a exatidão nessas condições, poderá então, começar a serem feitas as medições. Para estacionar o equipamento sobre um determinado ponto o primeiro passo é instalar o tripé. Esse ponto topográfico pode ser materializado de diversas maneiras, porém usamos a laser para fixar em tal ponto. É importante que o tripé esteja fixado e ajustado para que o observador fique em uma posição confortável para manuseio.
Após a fixação e ajuste do tripé, devemos posicionar a estação e fixar sua base através do parafuso de fixação. Após o equipamento estar fixado no tripé é necessário que se faça o nivelamento e a centragem. Nivelar o equipamento é de extrema importância e deve ser realizado antes de qualquer medição, para nivelar o mesmo, devemos centrar os níveis da base (nível esférico), através da extensão do tripé e da estação (nível tubular), através dos parafusos calantes, e sincronizá-los, ambos devem estar centralizados. Para centrar o equipamento é necessário que o seu eixo esteja passando pelo exatamente sobre o