topografia relatório
Qual foi a sua relação/função com a obra? Apenas a fiscalização
Qual depto. do Porto em que você atua? DINFRA/ SUPRG
1) Quais foram as empresas que trabalharam nesse empreendimento?
Em parceria com o Porto de Rio Grande nós tivemos três empresas que trabalharam na expansão da obra dos Molhes de Rio Grande que foram elas: Odebrecht, Carioca e a Sultepa. Os tetrápodes foram terceirizados, o nome da empresa responsável é Andreetta.
2)Quais foram as técnicas de engenharia utilizadas para a construção da expansão dos Molhes de Rio Grande?
Odebrecht: Os molhes oeste e leste do Porto de Rio Grande foram feitos por uma berma geotécnica ou de equilíbrio, que funciona como a fundação. O corpo do molhe é composto do núcleo, construído com rochas menores, de até 1 t, da subcarapaça (com pedras de até 2 t), que mantém as rochas do núcleo estabilizadas, e da carapaça, a camada final do molhe, formada por rochas maiores (de até 12 t). Foram utilizados também, nos locais com ondas maiores, peças de concreto chamadas tetrápodes, com peso de 8 t a 12 t e cuja forma e imbricamento (a maneira como são dispostas e agrupadas) faz com que a energia dessas ondas se dissipe com mais facilidade. Foram feits para a obra7500 tetrápodes.
2)Quais foram as dificuldades e imprevistos enfrentados na execução da obra?
Odebrecht: A logística é um dos grandes desafios e dificuldades. O outro desafio diz respeito à natureza, pois na realidade estamos invadindo uma faixa de mar, onde as condições são as mais adversas possíveis para trabalhar. Essas adversidades levam a necessidade de estar se replanejando, estar se remoldando a cada dia. Temos que ter essa flexibilidade, tendo um plano a, b e até c para que se possa estar vencendo isso. Como principais destaque, eu poderia citar a complexidade logísitica que representa a execução da obra, a distância da pedreira de 90 km, o lançamento por conta do aterro Molhe leste e molhe oeste, monitoramento do