Topografia na Irriga o
GRUPO:
ALISON OLIVEIRA
ALINE CRISTHIANE
ANA CLÁUDIA
RICARDO MOREIRA
KLEBERT VALERIANO PROFESSOR:
GILBERTO RODRIGUES DA SILVA
a cultura, fatores humanos
INTRODUÇÃO
e
A escolha correta do método de irrigação irá depender das características locais como: o solo, o clima, a água, a cultura, fatores humanos e aspectos econômicos.
Existe vária condições topográficas que afetam a escolha do sistema de irrigação:
Dimensões e forma da área; Direção e gradiente de declividade; Acidentes topográficos. Nesse trabalho iremos citar alguns métodos de irrigação tais como:
Irrigação por pressão:
● Aspersão
● Gotejamento
Irrigação por gravidade:
● Infiltração
● Inundação
Aspersão:
A irrigação por aspersão começou a se desenvolver no início do século XX. No princípio, sua utilização restringiase a irrigação de jardins ornamentais mas, com o passar do tempo, passou a ser utilizada em pomares e nas plantações em geral. O que incentivou o desenvolvimento da prática da irrigação por aspersão foi a necessidade de irrigar áreas que, por certos motivos, não era possível a utilização da irrigação por inundação ou sulcos, como por exemplo: terrenos localizados em um nível mais elevado do que as fontes de água, encostas muito inclinadas e áreas muito onduladas ou com grandes erosões. Convém salientar que o equipamento de aspersão atualmente disponível no mercado permite a cobertura de qualquer tipo de área, por mais irregular que seja.
O desenvolvimento do transporte de água por tubulações fabricadas com materiais como ferro, alumínio e materiais plásticos, incentivou a utilização da aspersão em todos os tipos de cultivos. O surgimento dos primeiros aspersores rotativos, entre 1914 nos EUA e
1922 na Europa, foi outro grande