topicos em psicopatologia
Centro de Ciências Humanas
Departamento de Psicologia
Tópicos Especiais em Psicopatologia
Professor Alexander Jabert
Aluna Sâmara B. Militão
Este é um trabalho de conclusão da disciplina psicopatologia, onde será ressaltado um aspecto de construção da “loucura”, assunto e saber construído ao longo do período, abordado na disciplina e alvo de interesse particular. A literatura e a concepção da loucura, ou seja, como forma de perceber a ideia de loucura.
A Literatura é um retrato da sociedade e assim, pode ser dita como uma reprodução da realidade de maneira sutil e que difunde as concepções suavemente. O conteúdo literário é carregado de contextos sócio-político, histórico e econômico, transformando-se em integração de conhecimentos de determinada época, converge para delimitação das preocupações, anseios do dado período histórico, além dispondo aspecto atemporal na produção de saber, isso, por ser uma forma intelectual lírica, cômica, trágica e romântica de retratar o desenvolvimento social e mudanças politicas que ocorrem.
Portanto, será ressaltado neste trabalho a relação recíproca de literatura e a ideia “construção” da loucura, através de questionamento, porém não serão dadas respostas.
“Huard (1988), ainda que de maneira um pouco esquemática, por volta da metade do século XIX, medicina e literatura voltavam-se para mesmo objeto, ou seja, as “classes perigosas”, as suas precárias condições de existência e a necessidade de integrá-las social e economicamente, o medo da decadência física e moral da população” (teoria da degenerescência, p.132).
A doença mental é algo histórico-socialmente criado, tendo seu conceito institucionalizado na medicina. Sua pré-históriaé baseada numa falta de classificação nosográfica, algumas ações sociais de higienização, condutas políticas para tentar sanar problemas sociais – criminalidade, desemprego, prostituição e mendicância –, além de uma dificuldade evidente de saber o