TOMOGRAFIA
Começa a desenvolver-se nos anos de 1960, de forma lenta, por falta de apoio matemático. A mais prematura demonstração foi feita pelo neurologista William Oldendorf, que, em 1961, construiu manualmente um sistema de construção de uma seção transversal de um objeto constituído de argolas de ferro e alumínio. Embora inventivo, o estudo experimental usou um método considerado tosco de uma retroprojeção simples. A tomografia computadorizada baseia-se nos mesmos princípios técnicos que a radiografia tradicional, e na verdade é uma evolução técnica dela, só que usa uma radiação maior e toma imagens fatiadas dos segmentos que examina, as quais o médico superpõe imaginativamente para obter uma visão tridimensional.
Como funciona a tomografia computadorizada
Alguns exames precisam ser feitos com a administração por via endovenosa de uma substância denominada contraste. Está em jejum porque para uso do contraste, o paciente basta está deitado e imóvel, prender a respiração e encher bastante os pulmões de ar para que a imagem seja feita sem ter artefatos de movimento. A máquina emite uma quantidade controlada de feixes de RX que são gerados de um lado, atravessam o corpo e são captados do outro lado. Os raios não atravessam partes mais densas e para captar a imagem de diversos ângulos a máquina gira ao redor do paciente.
Noções básicas de interpretação
- Inicialmente, examiná-lo para qualquer coisa que pareça , obviamente, fora do comum.
> procura de áreas mais claras , o que pode indicar um tumor ou depósito mineral.
- Procure áreas cinzentas que parecem fora do lugar.
> Isso poderia representar algum tipo de trauma ou hemorragia interna , o que pode ser uma ameaça a sua saúde.
Indicação
O objetivo do contraste é basicamente estudar artérias, veias e a vascularização dos órgãos.
Alterações muito pequenas em ossos, tecidos e órgãos, ela ajuda a investigar nódulos, tumores e até vasos pulmonares e cerebrais. Pode ser usado em qualquer