Tomografia
MEIOS DE CONTRASTES UTILIZADOS NA TC.
13/05/2014
O que são meios de contraste?
Meios de contraste são substâncias que pelas características físico-químicas são capazes de absorver raios-x e, quando introduzidas no corpo permitem a visualização de estruturas, tais como vasos sanguíneos e vísceras.
Qual meio de contraste utilizado na tomografia computadorizada?
Contraste iodado hidrossolúvel são substâncias radiodensas capazes de melhorar a definição das imagens obtidas em exames radiológicos, pois permitem a diferenciação de estruturas e patologias vascularizadas das demais.
Estrutura básica dos meios de contraste iodados é formada por um anel benzênico, ao qual foram agregados átomos de iodo e grupamentos complementares; Ácidos e substitutos orgânicos. Toxicidade e excreção;
Administramos contraste em tomografia computadorizada para diferenciar estruturas e tecidos normais dos anormais, através da alteração das características de atenuação de cada uma delas.
Características essenciais do contraste: Ser hidrossolúvel, Fácil eliminação, Baixa toxicidade, Efeito radiopaco.
Tipos: Iônicos São aqueles que quando se encontram em soluções se dissociam em íons. Podem causar problemas por sua elevada osmolalidade. A osmolalidade varia de 4 a 8 vezes em relação ao plasma sanguíneo, por isso a sensação de desconforto associado a injeções cardíacas ou periféricas, como dor ou sensação de calor transitório. Não-Iônicos existem apenas uma partícula ativa de osmolalidade para cada 3 átomos de iodo. Apresenta baixa adversa, mas seu custo é mais elevado.
Vias de administração e preparo
Quando falamos em administração de meio de contraste em tomografia computadorizada o primeiro passo que deve ser realizado com tamanha atenção é a anamnese.
Anamnese é a junção de duas palavras que tem a origem grega.
Ana = trazer
Mnesis = memória
Ou seja, colher dados do paciente através de um questionário já previamente elaborado