Tomografia
Primeira maquina de Tomografia
A construção da primeira máquina de tomografia ocorreu em 1972 no "THORN EMI Central Research Laboratories", na Inglaterra, por Godfrey Newbold Hounsfield .
A principal vantagem da TC é que permite o estudo de "fatias" ou secções transversais do corpo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. É assim obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida, ou seja a TC permite a visualização em 3 dimensões, permitindo um diagnóstico bem mais elaborado e preciso.
TOMOGRAFIA
Introdução
A palavra tomografia vem do grego tomos (seção) + grafia. Tomografia, portanto, refere-se a qualquer técnica que permita a visualização da seção transversal de um objeto. Assim, a tomografia é um tipo de ensaio não-destrutivo, possibilitando apresentar o interior de um corpo sem a necessidade de abrí-lo.
Existem diversos tipos de tomografias. Cada tipo baseia-se em um princípio físico diferente. A tomografia de raios X, por exemplo, tem como fundamento a atenuação sofrida por um feixe de raios X ao atravessar um objeto. A tomografia de emissão, por outro lado, utiliza informações sobre o decaimento de isótopos radioativos para gerar uma imagem de sua distribuição espacial. A seguir é apresentada uma lista dos tipos mais conhecidos de tomografia:
• Tomografia de raios X
• Tomografia computadorizada de emissão única de fóton (SPECT - Single photon emission computerized tomography)
• Tomografia de emissão de pósitron (PET - Positron emission