Tomografia
De todos os procedimentos de imagens internas disponíveis para os médicos, a tomografia computadorizada é o mais detalhado, e pode dar ao médico um desenho completo do que acontece dentro do corpo do paciente. São particularmente úteis e muito utilizadas para diagnosticar câncer.
Indolor
O procedimento da tomografia computadorizada não é invasivo e é indolor, e é geralmente rápido e conveniente para muitos pacientes. É largamente disponibilizado em uma série de diferentes centros de tratamento.
Preciso
Por fornecer ao médico uma imagem muito clara de onde o tumor ou problema está localizado e se alastrou, a tomografia computadorizada pode ajudar no planejamento de uma biópsia, cirurgia, radio ou outro tratamento com mais precisão.
Desvantagens: Radiação
Comparada a outros testes de diagnóstico, a tomografia computadorizada expõe o paciente a uma dose relativamente alta de radiação. Embora não seja um problema para um único escaneamento, pacientes que precisam se submeter a repetidos testes podem estar sujeitos a um nível significante de radiação, aumentando o risco de câncer.
Reação Alérgica
Pacientes que se submetem a uma tomografia computadorizada normalmente recebem uma dose de uma substância conhecida como "material de contraste", contendo iodo. Isso permite realçar algumas áreas específicas no escaneamento. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas, e esse é o efeito colateral mais comum que os pacientes reclamam da tomografia computadorizada. Os sintomas podem incluir um gosto metálico na boca, coceira, urticária e falta de ar. Há outros materiais de contraste sem iodo disponíveis cuja utilização está se tornando cada vez mais comum.
Interpretações Incorretas
Por ser muito detalhada, a tomografia computadorizada pode, algumas vezes, alertar os médicos para anormalidades menores no corpo que não tenham sintomas relacionados e que, no curso normal da vida do paciente, não teriam causado nenhum problema ao