Tomas antonio gonzaga
Neste trabalho falaremos sobre quem foi Tomás Antônio Gonzaga nasceu em 1744, em Porto, passou uma parte de sua infância no Brasil, e com aproximadamente vinte e quatro anos se formou no curso de Direito em Coimbra. Logo após, começou a ser conhecido ao fazer uma tese com princípios iluministas que foi dedicada ao Marquês de Pombal. 4
2.1 Obras 7
2.2 Principais Obras 8
2.3 Características literárias 8
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre quem foi Tomás Antônio Gonzaga nasceu em 1744, em Porto, passou uma parte de sua infância no Brasil, e com aproximadamente vinte e quatro anos se formou no curso de Direito em Coimbra. Logo após, começou a ser conhecido ao fazer uma tese com princípios iluministas que foi dedicada ao Marquês de Pombal. Como dito anteriormente, a principal obra do autor são as liras Marília de Dirceu, poemas românticos, inspirado em seu romance com Maria Dorotéia, expressão de um desejo por uma vida simples, em contato com a natureza, assim como dito pelos escritores árcades. Pode ser dividido em duas partes distintas: a primeira sobre a fase romântica, a felicidade, o desejo de ter uma família; a segunda traz uma reflexão sobre a justiça dos homens.
Este trabalho está desenvolvido de acordo com a biografia, obras do autor, como dito o mais famoso Marília de Dirceu, falara sobre a vida do auto eum pouco sobre o que realizou ao longo do período.
A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi o uso da internet, como forma de pesquisa sobre o autor Abaixo um poema de Marília de Dirceu
Marília de Dirceu (trecho correspondente a parte II do poema)
Tomás Antônio Gonzaga
“(...)
Porém se os justos céus, por fins ocultos, em tão tirano mal me não socorrem; verás então, que os sábios, bem como vivem, morrem.
Eu tenho um coração maior que o mundo, tu, formosa Marília, bem o sabes: um coração..., e basta, onde tu mesma cabes.