Tomada de decisões
A tomada de decisão é um processo complexo e desafiador,sendo ela programada ou não, exigindo do diferentes habilidades do gestor, este deve conhecer os parametros, acompanhar todo processo para que não haja erro algum que a torne irrelevante ou que prejudique a organização, escolher o modelo de tomada de decisão correto, entre estes estão modelo racional,modelo carnegie, modelo Incrementalista, modelo desestruturado, modelo da lata de lixo. Utilizar um sistema de informação,que se todos elos funcionar de maneira correta, venha a opiar o gestor na tomada de decisões e por fim acompanhar as mudanças do mercado e todo o ambiente que envolve a organização, tanto o ambiente interno como o externo, o gestor aplicando corretamente o processo decissório conseguirá de maneira satisfatória atingir os objetivos propostos pela organização e até sobrepor os mesmos.
Introdução
Atualmente é de extrema importancia que o administrador se mantenha sempre atento ao mercado, pois este está sempre em constante mudança e estas impactam diretamente na organização. Portanto o administrador deve estar ligado a estas mudanças que atingem a organização tanto interna como externamente, para se antecipar a elas e tomar a decisão que venha trazer o resultado desejado.
O trabalho a seguir traz de forma ampla este processo de decisão que hoje é a essencia da administração de empresas, o palpel do gestor dentro de todo esse processo , teorias, modelos de decisões e por fim o papel do sistema de inormações no processo decisório.
O processo decisório
Todos os dias os gestores se deparam com situações com uma certa quantidade de opções de decisão, em que o mesmo deve escolher qual a opção mais viavel para o sucesso da empresa. Assim sendo, Mañas (2002) defende a tomada de decisão de forma consciente de um curso de ação, entre as alternativas disponíveis, na busca do resultado que se deseja alcançar.
De acordo com Stoner e Freeman (1995 apud JAMIL, 2006), o processo