Principais autores da contabilidade
Fábio Besta nasceu em Teglio de Valtellina, na Lombardia, em 17 de janeiro de 1845, filho de uma família humilde.
Em 1868 graduou-se contador o permitindo com que em 1872,pudesse dedicar-se à docência na Escola Superior de Comércio de Veneza.
Em 1919 deixou a docência e mudou-se para a cidade de Treviso de Sondrio, onde morreu com 77 anos de idade.
Em 1891, Fábio Besta inicia a era do controladorismo sendo considerado o primeiro e é o maior contador moderno. Ele desenvolveu a teoria materialística das contas.
Desenvolveu os conceitos de “controle” antecedente, concomitante e subseqüente.
A primeira obra de Besta de que se tem notícia é Sullacapitalizzazione continua degliinteressi, vencedora de um concurso de matemática financeira em 1872.
Em 1880, apresentou um trabalho chamado de La Ragioneria. No qual defendia a idéia de que o controle econômico é o objetivo de estudo da Contabilidade, ou seja, o estudo e a constrição dos fatos administrativos.
Embora não a tenha completado a primeira grande obra de Besta foi Corso diRagioneria.
Escreveu, também, ContabilitàdiStato, que cita somente a Contabilidade pública.
GIUSEPPE CERBONI
Era um personalista Giuseppe Cerboniidealizou a Logismografia , um método o qual se poderia realizar o fechamento contabilístico com mais facilidade. “Logismo” significa conta, registro, inscrição; e “grafia”, sinônimo de descrição, demonstração. Ou seja, uma “descrição de contas” ou uma representação gráfica dos mesmos símbolos. Na sua época, a Logismografiafoi considerada o melhor método de aplicação para o fechamento de balanços, especialmente, na área pública.
Para Cerboni podia se considerar o ativo como um direito do patrimônio, e o passivo uma obrigação. Sem deixar de considerar as mutações dos mesmos, com os respectivos custos, despesas, receitas, e fundo patrimonial, ou situação líquida. O grande problema do autor é que misturava conteúdos errôneos em sua teoria. Visualizava ela e um tom jurídico.