TOMADA DE DECISÃO NA CADEIA PRODUTIVA DA ESTRUTIOCULTURA: ASPECTOS RELATIVOS À ENTRADA E A SAÍDA DE PRODUTORES NO SETOR
5550 palavras
23 páginas
TOMADA DE DECISÃO NA CADEIA PRODUTIVA DA ESTRUTIOCULTURA: ASPECTOS RELATIVOS À ENTRADA E A SAÍDA DE PRODUTORES NO SETORFernanda Chaves Rodrigues
Eliane Cristina Ramos Rosário
RESUMO
Este artigo trata da análise das tomadas de decisão dos produtores pertencentes à estrutiocultura no Brasil. Fez-se um panorama da atividade, identificando-se os entraves, relacionados principalmente à comercialização dos produtos, de tal cadeia agroindustrial no país, os quais são condicionantes à crise ocorrida no setor em meados de 2006. Por fim, verificaram-se, por meio de entrevistas a produtores do ramo, os fatores que contribuíram para sua tomada de decisão no ingresso ou saída da atividade de criação comercial de avestruz.
Palavra-chave: Estrutiocultura, Tomada de decisão.
ABSTRACT
This article deals with the analysis of decision-making pertaining to the ostrich producers in Brazil. There was a panorama of activity, identifying obstacles, mainly related to product marketing, such agribusiness chain in the country, which are constraints to crisis in the sector in mid-2006. Finally, there were, by interviewing the producers branch of the factors that contributed to their decision making on entry or exit from the activity of commercial ostrich breeding.
Keyword: Ostrich, Decision making.
1. INTRODUÇÃO
A exploração da criação comercial de avestruzes, denominada estrutiocultura, começou a partir da demanda mundial, em meados do século XIX, por plumas. Somente no fim do século XX a atividade inicia-se no Brasil, destarte com cunho comercial, com a importação dos primeiros reprodutores e matrizes de origem norte-americana e sul-africana.
O grande objetivo dos criadores brasileiros é o abate em escala comercial, visando os mercados interno e externo de carne vermelha, plumas e couro.
Nesse sentido, a produção de avestruz se justifica por ser altamente lucrativa. A carne da ave possui alto valor nutritivo, com teores de gorduras e colesterol bem menores se