OBZ AMBEV
O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma previsão orçamentária ou um Budget, projetado sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores, é também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos. O OBZ é uma abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotado pelo estado de Geórgia pelo governo Jimmy Carter, com vistas ao ano fiscal de 1973.
Com o OBZ, é possível identificar e avaliar os riscos e impactos caso não seja concebido o valor solicitado por cada área da empresa. Desta forma, a empresa poderá direcionar seus investimentos e suas despesas de forma organizada, analisando onde poderão ser mais flexíveis e onde poderão ser mais conservadores, de acordo com o cenário atual.
O OBZ é um processo eficiente e transparente para a elaboração do orçamento de uma empresa. Porém, para algumas organizações ainda existe certa rigidez na sua utilização, pois certamente é mais trabalhoso e minucioso que o orçamento com base nos gastos e despesas executados nos anos anteriores. É uma ferramenta de gestão recomendada para empresas de grande porte, e mesmo assim indica-se que seja usado em departamentos mais críticos, podendo também utilizar em paralelo o orçamento das despesas nos demais modelos.
O Orçamento Base Zero (OBZ) é elaborado através de justificativas das despesas. Para cada item a ser orçado deve ser considerado apenas as despesas realmente necessárias para o ano seguinte, excluindo-se o histórico de despesas passadas. Por esta razão, este tipo de orçamento chama-se OBZ, por obter a linha de base zero.
Em relação a esta proposta de OBZ, Padoveze (2011) acredita que não é porque ocorreu em um ano, que deverá ocorrer no próximo. Essa proposta faz com que cada atividade da organização seja rediscutida em função da necessidade ou não de determinado gasto. Após a determinação da