tom sawyer
DE
ED.FISICA
NOME :
TEMA: RITMO DANÇANTE
VALOR :10 PONTOS
PROFESSOR: Brunoe rap
O RAP
- origem
-historia
O Rap ( Ritmo e Poesia ou Revolução Atravéz das Palavras), que surgiu nos anos 70, foi e representa até hoje uma forma de mostrar a realidade social, que é ainda desconhecida pela sociedade.Quando o movimento Hip-Hop começou a tomar forma, a população negra dos EUA já tinha um longo histórico de lutas contra a opressão, e há tempos vinha utilizando a música e as rádios para resistir à exploração que era imposta pela maioria Branca. Nos anos 60, o país foi sacudido por uma série de tumultos raciais (Um dos mais conhecidos ocorreu no Gueto de Watts, em 1964)
O Rap, porém, oferecia uma vantagem a seus simpatizantes: Não era preciso gastar uma fortuna em equipamentos ou montar uma banda profissional para se exercer esta arte e, conseqüentemente, expressar um ponto de vista político ou social. Bastava, apenas, usar a criatividade, pois o Rap dependia mais da habilidade individual do artista em fazer seus comentários por meio de rimas do que, necessariamente, de lições de canto ou aparelhagens sofisticadas.
Além disso, o estilo era extremamente democratico, em termos de temática: podia-se fazer um Rap sobre injustiças sociais-e, também, para enaltecer uma vizinhança ou ainda para falar de amor e amizade.Como o Rap infiltrou-se na cultura popular Norte-Americana?
No fim dos anos 70, um DJ Jamaicano, Kool Herc, mudou-se de Kingston para New York, estabelecendo-se no West Bronx.
Uma das inovações propostas por Herc foi a de improvisar versos sobre as 'bases' de certas músicas - no caso, os discos de Reggae.
Herc já fazia aquilo em seu país natal e achou que o público dos EUA se renderia imediatamente ao estilo.
No entanto, apesar de não terem passado inteiramente despercebidas, as experiências músicais do DJ não obtiveram grande repercussão de imediato, pelo fato de o Reggae não estar 'em alta' em New York daquele período.
Assim, o DJ