tolueno
Nome Oficial : fenilmetano ,metilbenzeno, toluol
Fórmula Estrutural:
Identificação dos Perigos: Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. A inalação voluntária do toluol (que apresenta potencial de abuso) causa danos ao organismo e pode levar à dependência.
O tolueno pode afetar o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.
Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência e até mesmo a inconsciência. Disso, um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory (incluir link) comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo caminho da cocaína no cérebro. No Brasil já há no mercado cola de sapateiro sem toluol.
Principais Aplicações: Tintas e vernizes: Devido a sua alta pureza aromática, elevado poder de solvência e volatilidade moderada, é amplamente utilizado como solvente ativo ou diluente para grande número de resinas. Assim, ele é empregado como solvente de Etilcelulose, Abietato de Benzina, Cumarona, Poliestireno, Copolímetro de Acetato de Vinila, Acrilato e Metacrilato, sendo amplamente utilizado também, pelos fabricantes de Thinners e redutores. Também é utilizado nas formulações de lacas, na fabricação de esmaltes sintéticos, tintas de fundo (Primers) e tintas de acabamento de secagem rápida.
Repintura de botijões: É utilizado nas formulações de adesivos à base de borracha. O Tolueno é usado como solvente nas tintas à base de alumínio para repintura de botijões de gás.
Explosivos: Usado como matéria prima na fabricação de explosivos.
Outras aplicações: Também é utilizado para a produção de secantes, aditivos,