toiz
Os elementos que têm o seu sentido complementado por outro são chamados de regentes e os complementos a eles ligados são chamados de regidos.
Quando essa relação de dependência ocorre entre o verbo e seus complementos dá-se o nome de regência verbal. Exemplos:
O homem precisa de constantes carinhos.
O professor sempre se refere ao bom desempenho escolar. Explicação: Há uma relação de dependência entre os verbos nos exemplos
(precisar/referir-se) e seus complementos (de constantes carinhos/ ao bom desempenho escolar). Essa relação pode ser direta (sem o uso de preposição) ou indireta (com o uso de preposição). Quando essa relação de dependência ocorre entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seu complemento, dá-se o nome de regência nominal. Exemplos:
O professor sempre faz referência ao bom desempenho escolar. (referência - substantivo). As mulheres estão sempre atentas a novos lançamentos da moda. (atentas - adjetivo).
O diretor agiu favoravelmente ao meu pedido. (favoravelmente - advérbio). As preposições e os sentidos As preposições desempenham papel relevante no capítulo da regência. Conhecer e saber usá-las são aspectos fundamentais para estabelecer as relações de dependência entre os elementos regentes e regidos, pois elas são capazes de modificar completamente o sentido do que se quer dizer. Observemos as seguintes frases:
Falei com você.
Falei de você.
Falei por você.
6. Questões Gramaticais Relativas ao Tema – Regência Nominal,
Verbal e Crase
16
Unidade: Gêneros Textuais Acadêmico-Científicos Em todas elas aparece a mesma estrutura, praticamente as mesmas palavras. A única diferença está no uso das preposições. No entanto, para cada uma delas, atribuímos sentidos diferentes. No primeiro caso, um locutor afirma ter falado com alguém, isto é, ele esteve conversando com essa