Todos
Medicina Veterinária
Fábio Andrei Capelari
RA: 1099577212
Ordem siphonaptera
Reino: animali
Filo: arthopoda
Classe: insecta O nome Siphonaptera deriva-se das palavras grega 'siphon' que significa tubo ou cano, referindo-se às suas peças bucais adaptadas para cortar pele e sugar sangue, e 'apteros' significa sem asas.
São conhecidos popularmente como Pulgas, esses são distribuídos mundialmente, em 16 famílias, com cerca de 3.000 espécies de pulgas em todo mundo, aproximadamente 200 são encontradas na América do Sul e 59 são encontrada na brasil.
Podem ser: Parasitos propriamente ditos, Transmissores (vetores) e Hospedeiros Intermediários.
São ectoparasitas obrigatórios, maior parte das espécies vive sobre a pelagem do hospedeiro, alimentam-se intermitentemente, há ainda, espécies que escavam o hospedeiro e penetram a parte anterior do corpo no hospedeiro, permanecendo a parte terminal exposta.
A estrutura geral da ordem Siphonaptera é: Corpo achatado lateralmente, ápteros, o que facilita sua locomoção entre os pelos do hospedeiro, três pares de pernas longas, especialmente as posteriores, adaptadas para o salto (principalmente fora do hospedeiro), adultos: aparelho bucal picador-sugador (nesta fase são hematófagos), larvas: vermiformes, ápodas com aparelho bucal mastigador (nesta fase alimentam-se de detritos orgânicos encontrados no solo e de fezes das formas adultas). Não possuem asas.
No seu ciclo biológico a pulga geralmente colocam seus ovos no cão em seus ninhos, mais também podem colocar no hospedeiro.
O período de incubação pode ser de dois dias a duas semanas;
- Após a eclosão, as larvas que possuem aparelho bucal mastigador, alimentam-se de.
Possíveis detritos orgânicos encontrados no solo podendo ser até resíduos da própria exúvia; - A primeira muda ocorre geralmente do 3° ao 7° dia após a eclosão, a segunda, 3 a 4 dias depois e, após um período de 7 a 14 dias a larva tece um casulo e inicia-se a fase