Todos
Disciplina: Sistematização do Cuidar III
Discentes: Adrielle Alves Souza Elci Lourenço do Bonfim Gabrielle Matos Liliane dos Santos Oliveira Milene Amaral de Figueiredo
Docente: Patrícia Mara
ARTROSE
1 Introdução
É um processo (doença) degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso.
1.1 Causas
É provável que a artrose se inicie com uma anomalia das células que sintetizam os componentes da cartilagem, como o colagéno (uma proteína resistente e fibrosa do tecido conjuntivo) e os proteoglicanos (substâncias que dão elasticidade à cartilagem).
A cartilagem pode crescer demasiado, mas torna-se mais fina e surgem gretas na sua superfície. Formam-se cavidades diminutas que enfraquecem a medula do osso, debaixo da cartilagem. Pode haver um crescimento excessivo do osso nos bordos da articulação, formando tumefações (osteófitos) que podem ver-se e sentir-se ao tato. Estas tumefações podem interferir no funcionamento normal da articulação e causar dor.
A superfície lisa e regular da cartilagem torna-se àspera e esburacada, impedindo que a articulação se possa mover com facilidade. Produz-se uma alteração da articulação pela deterioção de todos os seus componentes, quer dizer, o osso, a cápsula articular (tecidos que e nvolvem algumas articulaçõe s), a membrana sinovial (tecido que reveste a articulação), os tendões e a cartilagem.
Existem duas classificacões de artrose:
Primária (idiopática), quando a causa é desconhecida, e Secundária, quando a causa é outra doença, uma infecção, uma deformidade, uma ferida ou o uso excessivo da articulação.
1.2 Manifestações Clínicas Ruídos;
Inchaços articulares;
Rigidez articular (principalmente matinal);
Deformidades;
Diminuição da capacidade de movimentação da articulação; 1.3 Complicações
Na zona lombar pode