Todos
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico.
A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas.
Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia. Está técnica permite distinguir células bacterianas quanto à composição das suas paredes celulares, facilitando a observação morfológica das próprias células.
Em termos físico-químicos, o processo baseia-se na reação de um corante alcalino com os ácidos da célula. Por adição de lugol (solução de iodo) forma-se um complexo que, quando se aplica o álcool, desaparece ou é retido, consoante a diferente sensibilidade das paredes celulares. Torna-se assim possível distinguir entre bactérias Gram positivas (Gram +) e Gram negativas (Gram -), consoante a cor final que as células tomam, o mecanismo da coloração de Gram se refere á composição da parede célula, sendo que as Gram- positivas possuem uma espessa camada de peptideoglicano a acido teicoico,e as Gram-negativas, uma fina camada de pepetideoglicano,sobre a qual uma camada composta por lipoproteínas,fosfolipídios,proteínas e lipopolissacarídeos. Durante o processo de coloração, o tratamento com álcool -acetona extrai os lipídeos,daí resultando uma porosidade ou permeabilidade aumentada da parede celular das bactérias Gram-negativas. Hans Cristian Joaquim Gram
OBJETIVO:
Observar e diferenciar bactérias Gram positivas e Gram negativas, através do método de coloração de Gram.
Apreender a preparar esfregaço de bactérias, comparar