Brzezinsk
Em sua obra Game Plan, o autor previu o colapso do bloco comunista da Europa Ocidental, o esfalecimento da União Soviética, a vitória branca dos EUA e o fim do sistema bipolar da Guerra-Fria, usando uma análise geopolítica e estratégica. Para sua análise o autor, não tomou partido nem de EUA, nem de União Soviética, utilizando uma posição normativa- prescritiva, ou seja, neutra, visando mostrar um guia prático para a ação
Brzezinsk utilizou duas matrizes clássicas que remontam à primeira metade do século XX e estão interligadas : A mackinderiana e a de Spykman.
De Mackinder se utilizou a concepção de Heartland, onde se tinha a luta secular do poder terrestre no região-pivó eurasiana(Sibéria), e do poder marítimo situado no crescente Estado Independente (insular) externo ( EUA).
De Spykman se utilizou a concepção do Rimland, as regiões periféricas onde se poderia reter a ascensão Soviética terrestre, assim mantendo o controle marítimo ao redor do continente basilar( fundamental) .
A obra tem o objetivo de explicar a natureza histórica, o caráter imperial e a dimensão global do confronto entre EUA e URSS.
A disputa da Eurásia entre as duas potencias , se dá pela intenção de conquista da supremacia mundial.
Brzezinsk com sua análise Azimutal, aponta o grande engano que mapas elaborados com intenções arbitrárias podem causar a quem os lê. Para isto, exemplifica o ‘’mapa de Moscou’’, onde a URSS está localizada no centro , onde o meridiano central se passa sobre a capital Russa ,em uma posição nuclear, assim a tornando o umbigo do mundo e recapitulando a ideia antes mostrada por Mackinder em relação a Sibéria no centro .Na visão global de Moscou, os EUA aparecem como na periferia ocidental.
Brzezinsk também analisa o mapa de Washington ,utilizado por Spykman onde os EUA aparecem como centro, com o meridiano central passando sobre a capital estadunidense. Além do mais, o mapa mostra o país com saída para os oceanos e sua aproximação com a